28.9.05

Pequenos (importantes) grupos

Um dos momentos marcantes do Missão 2006 deve se dar nos pequenos grupos reunidos ao redor da primeira carta de Pedro.

Um bom grupo de estudantes de todo o país está se preparando para conduzir esses momentos.

Falando à revista Evangelizar, a assessora auxiliar da ABUB Cláudia Araújo Silva disse o seguinte a respeito da importância da dinâmica do estudo da Palavra em pequenos grupos:

"O Deus em que cremos é o Deus que aprecia o encontro. Encontrava-se com sua criação na viração da tarde, com seus profetas, com seu povo, e, na pessoa do Filho, priorizava os encontros humanos. Por isso grupos de reflexão bíblica são relevantes, porque encarnam o jeito de Deus: pessoas se encontram com Deus através de encontros com outras pessoas.
Um grupo de cristãos inclui quando, a despeito das diferenças periféricas, a unidade do Espírito é percebida; quando todos têm espaço para questionar, expor dúvidas, apontar incoerências pessoais. Inclui, quando o texto bíblico é a autoridade e sua compreensão se faz no grupo, sem que seja necessária a palavra de um especialista. Quando confia mais no Espírito, do que na sua própria capacidade de convencer do pecado, da justiça e do juízo. Inclui, por fim, quando o objetivo é exclusivamente dividir o tesouro, a pérola de grande valor, as boas notícias da salvação.”

Um comentário:

JamesRock7 disse...

Yo estoy de acuerdo. Un grupo grande de personas no permite la confianza que genera un grupo pequeño luego de un tiempo y así no se pueden compartir experiencias personales tan profundas. No estoy diciendo que se cumpla siempre, pero sucede con mayor probabilidad así.

En los eventos del GBUCh se trabaja así: con grupos pequeños, como lo hicimos en el ConoSur. Estoy seguro que se forma una relación especial con cada grupo, donde además de reflexionar hay que hacer el aseo del salón, del baño, ayudar en la cocina, etc, al fin y al cabo, vivir juntos mientras dure el evento.

Al parecer, en Missao van a haber tantos grupos que no habrán comisiones de aseo, cocina etc. por parte de los asistentes. Pero podremos pasar todo el día juntos y así conocernos mejor y compartir nuestras vidas.

Además hay que considerar que es dios quien permite que se forme cada grupo determinado, porque al final es su voluntad las personas que vamos a conocer y con quienes vamos a compartir. Él tiene sus propósitos con esto.

Bendiciones!!

Jaime Peña, del GBUCh.