3.5.06

Fale, proteja, fale, proteja...


Qual é a nossa missão? Alguns limitam nosso chamado a algumas áreas da vida, a alguns momentos do dia... Eis aqui um exemplo de missão e chamado, uma amostra de desprendimento e busca de justiça e igualdade...

"Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados.” Provérbios 31:8-9

Olá queridos irmãos espalhados por este Brasil. Meu nome é Giselle, sou cristã, abuense e estudante de enfermagem na UFVJM ( Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri) situada na cidade de Diamantina. Venho através desta carta para compartilhar com os irmãos os anseios e lutas vivenciadas pelos estudantes e professores desta instituição, e ainda para solicitar uma ajuda.
Esta é uma universidade recentemente criada pelo governo Lula. Antes disso, éramos a FAFEID (Faculdades Federais Integradas de Diamantina). E para sermos de fato uma Universidade precisamos de um Novo estatuto.
Depois de muita luta, em novembro de 2005, conseguimos eleger uma Comissão Estatuinte com representação de todas as classes da comunidade acadêmica, a qual foi aprovada pelo Colegiado Superior. Desde novembro, o estatuto tem sido elaborado por esta comissão e no último mês foram feitas várias assembléias gerais para discussão da proposta e sugestões à mesma. No final do mês de março o estatuto foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Geral e encaminhado previamente ao MEC para consulta, o qual reafirmou que esta proposta de estatuto era coerente e que poderia ser enviada, sem temor, ao Colegiado Superior desta Instituição para aprovação.
Entretanto, na última reunião do CS, nove membros da mesa pediram vista porque desejam fazer alterações na proposta de estatuto. Agora me pergunto: Sendo a proposta aprovada por unanimidade pelos 1642 alunos, professores e funcionários da universidade, sendo a mesma aberta para discussões anteriormente, inclusive pelos membros do CS, por qual razão querem eles, agora, fazer alterações?
Detalhe: as alterações que eles desejam fazer, diz respeito aos artigos mais polêmicos do estatuto os quais são peças centrais para a real democratização da universidade. (...)
Por tamanha insatisfação, os professores e alunos decretaram, em Assembléia unânime, GREVE GERAL à partir 27 de abril! Eis que se inicia um Novo Tempo nesta Instituição Superior de Ensino. Tempo de mudança, tempo de democracia e Justiça.
(...)
Temos mobilizado o corpo de Cristo que está dentro da universidade para se manifestar contra a injustiça. A Aliança Bíblica Universitária (A.B.U.) tem colocado essas questões em debate durante suas reuniões, temos orado a respeito dessa situação e feito vigílias.
Pedimos que todos os membros do corpo de Cristo se unam a nós nestas questões e clame ao Senhor das Céus e da Terra, o nosso Justo Juiz, e que sua Soberana Vontade e Justiça reine aqui, nesta Universidade e em todo Brasil. Os grupos ou igrejas que puderem façam momentos de oração exclusivamente por estes motivos, inclusive pela atual Reitoria e membros do Colegiado Superior que se colocam como grande opositores das necessárias mudanças e da democracia.
Não sejamos omissos neste momento tão importante. Contamos com sua colaboração! E que a Paz de Deus esteja como todos nós!
Antecipadamente agradecida,
Giselle Lopes Armindo
2ª secretaria da ABU Diamantina

Um comentário:

eumatheus disse...

O Senhor com certeza tomara controle de todas as coisas.
Muito interessante este blog, eutambém faço parte de uma ABU aqui em minna cidade.
Um abraço
DTA