28.11.06

Uma longa viagem pela região norte...

Queridos Amigos,

Estamos de volta depois de cinco semanas de viagem, e agora nos instalamos aqui em Teresina em nosso trabalho com ABU e algumas igrejas.

Saímos de Teresina no dia 27 de setembro para Campinas SP, chegando lá dia 29. Nos hospedamos por alguns dias com nossos amigos, Gildo e Rita. Eles estarão indo pastorear uma pequena Igreja do Nazareno perto a Patos, Paraíba, no fim do ano. Com alegria, nós estaremos mais perto uns dos outros.

Embora tenha sido bom ver Gildo e Rita e outros amigos queridos em Campinas, nossa principal razão para nossa viagem foi assistir o Curso de Obreiros da ABU, em Campinas. Foram cinco dias muito intensivos. Ouvimos relatórios de cada região da ABU com oração depois; fizemos os planos para 2007, o ano do qüinquagésimo aniversário da ABU com muitas coisas especiais; e recebemos treinamento em exposição bíblica.

Para continuar nossa viagem, nós pegamos um ônibus para Ji-Paraná, Rondônia, chegando lá dia 10 de outubro. Lá ficamos com nossa amiga Rosimeire, e a família dela. Tínhamos encontrado Rosimeire no Curso de Férias em Teresina no mês de setembro. Foi uma bênção estarmos com eles. Nossa primeira reunião em Ji-Paraná foi com um grupo de estudantes no Seminário Presbiteriano e eles tiveram muito interesse no ministério da ABU. A reunião foi marcada por Vlademir, que com Rosimeire, são os dois principais líderes da ABU ali.













Depois nós assistimos duas reuniões dos núcleos da ABU na Universidade Federal. Foi bom vermos aquele trabalho, porque dois anos atrás quando visitávamos Ji-Paraná pela primeira vez, o núcleo não existia mais. Agora há dois grupos! Que benção!

Também um programa cristão local gravou um vídeo da reunião de um núcleo, nos entrevistando e filmando os estudantes para transmitir na televisão na próxima semana. Uma estudante deu seu testemunho, foi um testemunho poderoso!

No domingo, dia 15, tomamos um ônibus para Porto Velho. Lá nos alojamos com amigos da família de Rosimeire. Em Ji-Paraná encontramos um obreiro para jovens da Igreja Batista, que já tinha começado um ministério na universidade particular em Porto Velho e tivemos a oportunidade de participar no segundo encontro daquele grupo. Houve vinte pessoas incluindo três professores – um bom começo. Não sabemos se eles vão ser um grupo da ABU, mas nos alegramos com eles, pois o nome de Jesus está sendo proclamado ali.

Saímos de Porto Velho para Manaus de barco sábado, dia 21. A viagem durava três dias e era muito interessante. Havia mais de cem pessoas e o barco estava lotado com uma carga de tomates, maçãs, móveis e muitas outras coisas. Encontramos muitas pessoas interessantes, incluindo um peruano, uma espanhola, um cubano, um casal de uruguaios e muitas outras. Quando entramos no Rio Amazonas para subir a Manaus, o barco não tomou o canal principal do rio, mas subiu no outro canal secundário onde a corrente era menos forte. O problema foi a profundidade da água, às vezes demais rasa para nosso pequeno barco. Mas nós não precisamos nadar e chegamos à Manaus secos.

Nós passamos um tempo em Manaus com o Secretário Regional da ABU-Norte, Raimundo Passos, sua esposa e o filho. Raimundo tem muitos anos com ABU, especialmente no norte, e foi bom aprendermos mais da história da ABU. Agora o movimento em Manaus está parado, sendo reorganizado, e nos reunimos com alguns estudantes que esperamos serem os lideres em Manaus no futuro. Também tivemos tempo com alguns pastores e outros líderes nas igrejas que tinham apoiado ABU no passado e querem continuar apoiando-a.

Também tivemos tempo para visitar alguns lugares turísticos naquela cidade. Depois voamos de Manaus para Belém e passamos um dia e meio com Adriana, uma estudante que encontramos no mês de abril. Ela é uma obreira da ABS, o ministério para secundaristas da ABU. Foi legal ver a força do ministério dela em Belém.

Depois tomamos um ônibus para Caxias, Maranhão. (Foi mais barato voar a Belém e tomar um ônibus do que voar diretamente a Teresina-Caxias). A ABU-Caxias celebrava seu décimo aniversário no dia 2 de novembro. Houve uma festa num sítio para a ABU-Caxias, e na sexta-feira um culto especial numa igreja. Havia muitas pessoas especiais lá, incluindo Ari, um assessor da ABU em São Luís e outros obreiros locais.

Finalmente, chegamos em casa, depois de muito tempo viajando.

Nós planejamos viajar outra vez em janeiro; primeiro para participar do Instituto de Preparação de Lideres (IPL), próximo a São Paulo, e também participar do início das comemorações da ABUB pelo aniversário de 50 anos no Brasil. Depois do IPL planejamos visitar nossa família no Canadá, EUA, e Inglaterra.
Pedimos que vocês orem por nossos planos – pelas passagens e para que viajemos em segurança.

Deus abençoe vocês!

Tim e Joyce

Nenhum comentário: