16.10.07

Notícias brasileiras da Noruega


Queridos Abuenses,

É com grande alegria que estou participando do intercâmbio com o Laget-NKSS (movimento estudantil norueguês) e a ABUB. Para quem não sabe, essa parceria comecou em 2003. Esse ano já é a quinta edição desse intercâmbio.
Cheguei aqui na Noruega no dia 12 de Agosto e nesse período estou numa escola internacional chamada HALD INTERNASJONALE SENTER, com estudantes de vários países. Esse ano tem 67 estudantes que além da Noruega, são de países da África e América do Sul. Essa escola está situada em Mandal, uma cidade ao sul da Noruega. Todos os estudantes ficam aqui durante seis semanas, tendo aulas de liderança, missão, igreja, cultura norueguesa, etc. Nós, estudantes internacionais, temos aulas de norueguês, porque é necessário aprender a língua para poder se comunicar com as pessoas aqui e também no nosso período prático.
Bom, particularmente, estou adorando esse lugar. As pessoas são legais, a comida também(muito peixe, saladas e batata), um pouco diferente do Brasil e às vezes, comemos arroz aqui. O fuso horário é de 5 horas em relação ao Brasil.
No começo foi difícil me adaptar, mas agora está tranquilo. Assim que cheguei, consegui fazer amizades bem rápido. É incrível como Deus tem me abençoado com as amizades e pessoas de diferentes lugares.
O lugar aqui é lindo, a paisagem, a natureza. A recepção aqui foi muito boa, principalmente porque os noruegueses têm uma admiração pelo Brasil e claro pelo futebol brasileiro. Em uma das aulas, uma professora disse que era muito importante se cada um pudesse conhecer o Brasil, por ser tão diverso cultural e etnicamente. De fato, é muito bom ser brasileira e ouvir essas coisas!!!
Por falar nisso, passamos o dia 7 de setembro explicando aos noruegueses o que essa data representa para o nosso país. Fizemos um vídeo aqui e apresentamos alguns lugares do Brasil ao som da música de João Alexandre. Preparamos para o pessoal o famoso pão de queijo mineiro e mousse de maracujá. Achei interessante a gente apresentar um pouco do nosso país para o pessoal daqui, principalmente para os noruegueses que irão para o Brasil.
Bom, passando esse período de capacitação e aprendizagem, iremos para o nosso período prático, como acontece no IPL. Os noruegueses irão para países da África e América do Sul e os estudantes internacionais irão para cidades aqui da Noruega. Só retornaremos aqui para o HALD em janeiro. Eu e o Thiago iremos para Oslo, trabalhar com o pessoal do Laget e dividir as nossas experiências da ABU, além de aprender com os estudantes de lá.
Participaremos das reuniões com estudantes que também tem ligação com a IFES (Comunidade internacional de estudantes evangélicos) e a Christian Union (União Cristã).
Eu e o Thiago moraremos com estudantes universitários numa espécie de república, no mesmo lugar que as ex-intercambistas Taís Otsubo e Suemmey Ramos moraram. A nossa recepção foi bem legal porque as pessoas perguntavam se a gente conhecia a Taís e a Suemmey. Além do mais a nossa visita a Oslo coincidiu com a visita do presidente Lula. Não podemos vê-lo, mas Oslo ficou enfeitada com bandeiras brasileiras em todo o lugar. Parecia que eu e o Thiago estávamos no Brasil.

Motivos de oração:

Período prático em OSLO
Aprendizado do norueguês
Por mim e pelo Thiago. Que possamos desenvolver um bom trabalho com os estudantes.

Sany

(Sany é abuense de Feira de Santana (BA). Está na Noruega desde agosto deste ano).

4 comentários:

Anônimo disse...

Nós abuenses de Feira de Santana estamos muito felizes com a irmã Sany. Por ver sua vida sendo frutífera para honra e glória do Senhor Jesus. Por saber que a ABU-Feira tem dado preciosos frutos para o ministério estudantil ao longo destes nove anos de atuação missionária. Somos gratos ao Senhor Jesus por tudo isto.
Soli Deo glória.
Carlos Dias.

Anônimo disse...

Nós abuenses de Feira de Santana estamos muito felizes com a irmã Sany. Por ver sua vida sendo frutífera para honra e glória do Senhor Jesus. Por saber que a ABU-Feira tem dado preciosos frutos para o ministério estudantil ao longo destes nove anos de atuação missionária. Somos gratos ao Senhor Jesus por tudo isto.
Soli Deo glória.
Carlos Dias.

Anônimo disse...

Sany, aproveite bastante: viaje muito, coma todos os pães que puder e aprenda algumas receitas de bacalhau pra me passar! [rs]

Beijos,

Luciana

roro disse...

os paises nordicos nao são ateus? pelo que eu sei eles nao são muiot religiosos.