5.5.09

Rede Miquéias: Encontros na America Latina e na Missão Integral


Morgana Boostel
Estudante de Psicológia - UFES
ABU Vitória / Vice-coordenadora da região Leste /articuladora da Rede Fale no ES


Há algumas semanas recebi uma convocação para representar a rede Fale em uma grata viagem inesperada. Meu destino, Montevidéu – Uruguai.

Fui participar de um encontro denominado “Missão sem medo de sonhar”, onde estiveram reunidos jovens cristãos de diversos países (Brasil, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Inglaterra e Estados Unidos). Lá pudemos compartilhar sonhos e sonhar junto! Como já dizia Raul Seixas, “sonho que se sonha junto é realidade”. E isso que nos moveu, refletir em conjunto sobre a missão integral e construir estratégias para trabalhar a missão integral na igreja, na comunidade e seguir assim os passos de Jesus. O evento permitiu que 85 jovens que trabalham em suas igrejas, organizações cristãs e comunidades se reunissem de 7 a 12 de abril no acampamento “El Retoño” da “Juventud para Cristo – Uruguay”.

O evento foi organizado pela Rede Miquéias, que une diversas organizações cristãs de apoio cristão, desenvolvimento e justiça. O intento era reunir organizações de toda a América Latina.

Foram quatro dias de intenso aprendizado e trocas, muitas trocas.

No primeiro dia do evento, fomos instigados a pensar sobre o termo “Encontro”. E pudemos vislumbrar o que seriam esses dias...

A metodologia utilizada pelo evento propiciou momentos de compartilhar em conjunto sobre as questões que afetam nosso cotidiano de ação e sobre como criar outras formas possíveis de intervir em nosso meio.

Éramos, ao todo, 11 brasileiros participando do evento. Para a maioria destes, o pouco domínio do idioma foi um grande dispositivo de analise de nossa participação. Éramos os únicos que não tínhamos como língua mãe o espanhol, éramos os latinos desgarrados; não me sentia uma latina, mas isso foi mudando ao longo do encontro. Cheguei com muito medo de a língua ser um grande entrave ao meu aproveitamento. Descobri aí, mais uma vez, que quando somos corpo temos cuidado com o outro, valorizamos as diversidades e temos paciência. E como a temos! Conversas muito agradáveis, sempre bilíngues! E senti a dispensação da graça de Deus ao permitir que nos entendêssemos cada um em seu idioma!

Pudemos compartilhar sobre as dificuldades e anseios da Igreja Latina, que possuem muitas semelhanças, tanto em pontos altos, como nos baixos (Pensava que algumas coisas eram exclusividades brasileiras, pena que não! Os problemas são maiores que pensei).

As questões de injustiça que assolam nossos países são muito próximas e creio que espaços como estes podem nos ajudar a compartilhar as novas formas e modos de (re)criar este mundo.

Em um agradável almoço pudemos conversar sobre nossas experiências em Missão Integral nos diversos movimentos estudantis ali representados, movimentos parceiros, tão próximos e tão distantes... Surgiu um grito em nossa garganta... Quando teremos encontros assim organizados pelos movimentos estudantis missionários? No Cone Sul temos o encontro de mesmo nome, mas e nos demais pontos de nossa Comunidade, como isso tem se dado? No mês de fevereiro tivemos o EFO que se mostra como um grande passo de integração, encontros como esse devem ser pensados para integrar os estudantes, protagonistas de nosso movimento.

Durante a programação tive um tempo para repartir o que temos feito no FALE, como um exemplo de prática em Missão Integral. Durante a exposição e conversas posteriores, tivemos o apoio e interesse em conhecer mais a rede de diversas pessoas, de organizações e países distintos, que demonstraram claro interesse em pensar ações semelhantes em seus países e comunidades. É o ideal de luta pela justiça se multiplicando!

Tentando resumir essa semana no Uruguai, posso usar uma palavra: ENCONTRO.

Se puder me alongar um pouco mais, diria que pude me encontrar comigo mesma, no meu sentimento de latinidade... Pude me encontrar com pessoas que tem um coração pulsando por justiça... Pude me encontrar com organizações que trabalham sério pela promoção do reino de Deus aqui na terra!

Que os encontros se multipliquem e se (re)produzam, para o crescimento do reino de Deus!

Nenhum comentário: