2.6.09

ABUB participa de pesquisa sobre juventude


Sarah Nigri
mestre em história - UFES
representante da ABUB no Conselho Nacional de Juventude


Nos dias 16, 17 e 18 de maio fui a São Paulo participar de uma pesquisa organizada pelo Instituto Pólis e pelo IBASE chamada "Juventudes Sul-Americanas: Diálogos para a construção da democracia regional". Essa pesquisa está sendo desenvolvida em seis países da América do Sul, incluindo o Brasil, e busca é identificar ações que os jovens sul-americanos podem levar adiante para assegurar seus direitos a partir de suas experiências em movimentos sociais e organizações juvenis.

A pesquisa se iniciou em 2008 e possui quatro epatas. Um de seus objetivos, segundo o site institucional é "colocar em diálogo a diversidade juvenil sul-americana, com foco nos países do Mercosul, na perspectiva de identificar possibilidades de construção de um projeto coletivo de futuro que possa contribuir para a universalização dos direitos de jovens e a consolidação de uma integração cidadã dos povos da América do Sul".

Para mais informações, você pode acessar:
http://www.juventudesulamericanas.org.br/

Em São Paulo, cerca de 40 jovens de diferentes regiões, movimentos e organizações (LGBTT, MST, Movimento Negro, Movimento Hip Hop, Jovens do Campo, UNE, ABUB/FALE, etc) participaram de dinâmicas e debates sobre a participação juvenil, as melhores alternativas para a ampliação da democracia no Brasil e a importância da atuação dos jovens nos diferentes espaços (insitucionais e não-institucionais). Tive a oportunidade de distribuir os cartões do Fale e falar um pouco sobre nosso trabalho na ABUB e na rede. Foi uma experiência muito rica e muito interessante!

Ainda haverá uma última etapa dessa pesquisa que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 20 de junho e fui convidada para participar. Serão, novamente, 40 jovens, sendo oito brasileiros e o restante vindos dos outros cinco países envolvidos na pesquisa (Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile). Peço que orem por mim! É também uma grande oportunidade de dar testemunho e compartilhar do amor de Deus.

Nenhum comentário: