5.1.06

"Nossa carreira acadêmica é parte de nossa missão (Alexandre Brasil )

O diretor geral da ABUB Alexandre Brasil bateu um papo super interessante sobre suas experiências pessoais e profissionais no simpósio “Profissão e Missão – Relatos da Vida Universitária” no início da programação da tarde de hoje no Missão. Antes de falar sobre suas vivências profissionais como professor acadêmico - atualmente ele é professor adjunto de sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -, ele compartilhou seu processo de conversão ao cristianismo.

Com seu jeito despojado e bem humorado, Alexandre narrou suas experiências no movimento evangélico estudantil e seu envolvimento com a ABU; falou sobre seu casamento com a nutricionista e também pesquisadora Daniela Frosi; de suas idéias sobre o “conflito” (para ele não tão conflitante assim) entre ser cristão e ao mesmo tempo cientista no Brasil e, finalmente, sobre a doença com a qual foi acometido no ano passado e sobre a qual Deus manifestou o Seu amor através da cura.

Uma pequena síntese da sua exposição não biográfica pode ser feita de acordo com os seguintes tópicos:

1. Os cristãos precisam estar no espaço de fora da igreja (como a Universidade, por exemplo) como Igreja, para influenciar, sendo sal e luz do mundo.
2. Devem, também, lutar por mudanças em todas as áreas da vida humana.
3. É preciso que os crentes tenham uma boa percepção da situação de pecaminosidade e pequenez do homem e de sua dependência de Deus (fatos melhor assimilados pelo palestrante durante o tempo da sua enfermidade)
4. E por fim, é fundamental que as amizades, os relacionamentos e os espaços de diálogo da igreja com a sociedade sejam valorizados e multiplicados.

Além do Alexandre, professores de outras áreas do conhecimento compartilharam suas experiências de vida com os participantes do Congresso Missionário Estudantil em Viçosa: Professor Altair Assis da UFF; Professor João Tinoco da UFV; professor Jorge Moura da UEL; professor Manoel Andrade da UFCE e professor Uriel Heckert da UFJF.


2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e grau com o Alexandre. Não sou estudante, mas professor e conheço o Alexandre aqui do RJ, do MEP_RJ e soube que ele estava doente. Fiquei feliz em saber que está bem e que sua enfermidade não lhe tirou o bom humor.
Peço ao Senhor que continue a chamar mais pessoas do meio acadêmico comprometidas com o Evangelho Integral a fim de proclamar as virtudes do nosso Deus e que sejamos sal da terra e luz do mundo.
Valeu.
Sergio Prates Lima

Ricardo disse...

Conheço o Alexandre há mais de 10 anos, do tempo em que ele e Daniela eram namorados (faz tempo). E com todo aquele jeito irônico, bem-humorado e "ordenadamente bagunçado", aprendi com ele com a sua experiência, fidelidade e amor a Deus, e ao ouvir no final do Congresso, reafirmou, entre outras coisas o que eu sabia há tempos: O Alexandre é muito mais sensível do que muitos pensam ou acham, e isso torna o seu testemunho mais rico, e a aua fala, mais autêntica.

Admiro-o, pois entre outras coisas, ele é um sociólogo que entende mais de computação do que muitos "profissionais" da área.

Pena que não consegui assistir a mesa redonda dele.

Ricardo.